O carvão é hoje o combustível mais caro do mundo

24 de março de 2020

Com o preço do petróleo despencando, o carvão passou a ser o combustível mais caro do planeta. A Bloomberg conta que, na semana passada, enquanto o Brent, preço de referência do barril de petróleo, caía abaixo de US$ 27, na Austrália, um dos mercados mais competitivos do carvão, o preço de referência do carvão equivalente a um barril de petróleo ficou em US$ 27,36. O preço do gás natural também vem caindo, porque os estoques estão muito altos e a demanda está caindo pela crise e pela chegada da primavera no hemisfério norte.

Colocando mais um prego no caixão do carvão, pesquisadores do Instituto Postdam calcularam na ponta do lápis o preço da eletricidade gerada com carvão e com outras fontes, e os impactos negativos que a exploração de carvão gera aos sistemas públicos de saúde e à biodiversidade. Eles mostraram que os benefícios de se parar de queimar carvão são significativamente maiores do que o custo de mantê-lo nas matrizes elétricas. O trabalho saiu na Nature Climate Change. A Science Daily comentou o trabalho.

Defender o carvão começa a ficar parecido com defender locomotivas a vapor por gerarem duas vezes mais empregos do que uma elétrica, afinal as primeiras precisam um maquinista e um foguista.

 

ClimaInfo, 25 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar