O carvão é hoje o combustível mais caro do mundo

carvão

Com o preço do petróleo despencando, o carvão passou a ser o combustível mais caro do planeta. A Bloomberg conta que, na semana passada, enquanto o Brent, preço de referência do barril de petróleo, caía abaixo de US$ 27, na Austrália, um dos mercados mais competitivos do carvão, o preço de referência do carvão equivalente a um barril de petróleo ficou em US$ 27,36. O preço do gás natural também vem caindo, porque os estoques estão muito altos e a demanda está caindo pela crise e pela chegada da primavera no hemisfério norte.

Colocando mais um prego no caixão do carvão, pesquisadores do Instituto Postdam calcularam na ponta do lápis o preço da eletricidade gerada com carvão e com outras fontes, e os impactos negativos que a exploração de carvão gera aos sistemas públicos de saúde e à biodiversidade. Eles mostraram que os benefícios de se parar de queimar carvão são significativamente maiores do que o custo de mantê-lo nas matrizes elétricas. O trabalho saiu na Nature Climate Change. A Science Daily comentou o trabalho.

Defender o carvão começa a ficar parecido com defender locomotivas a vapor por gerarem duas vezes mais empregos do que uma elétrica, afinal as primeiras precisam um maquinista e um foguista.

 

ClimaInfo, 25 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)