Bolsonaro vai à rua, abraça, mente e contradiz seu Ministro da Saúde

30 de março de 2020

Ontem o presidente saiu de casa, andou pelas cidades do entorno de Brasília e, sem máscara nem outra proteção, abraçou populares, tirou selfies e mentiu quanto a um remédio para o coronavírus. Ele continua ameaçando com um decreto para a reabertura do comércio, desta vez para uma categoria que acabou de inventar: aquela que é “necessária para levar sustento para os filhos”.

Ele insiste em propagandear a hidroxicloroquina como remédio para a COVID-19, mesmo sabendo que faltam meses de testes de eficácia e segurança. Aliás, segundo Flavio Emery, professor da USP, “este tipo de medicamento apresenta alta toxicidade, e o uso irrestrito poderia causar outros danos à saúde. A real eficiência não foi comprovada”. O uso inadequado já provocou ao menos uma morte nos EUA.

No sábado, houve uma reunião descrita como tensa entre Bolsonaro e alguns de seus ministros. O da Saúde, Luiz Mandetta, avisou que insistiria no distanciamento social e isolamento como a única maneira de mitigar o colapso do sistema de saúde. Ele perguntou ao presidente se “estamos preparados para o pior cenário, com caminhões do Exército transportando corpos pelas ruas? Com transmissão ao vivo pela internet?”

Um estudo do Imperial College sobre a propagação e a letalidade do vírus em função das medidas de distanciamento social, levando em conta a capacidade hospitalar, estima que a quarentena evitaria a morte de mais de 1 milhão de pessoas.

SBPC, CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC e a ABI divulgaram uma nota conjunta exigindo respeito às recomendações da ciência. Mas ontem o presidente deixou claro que não segue a orientação de ninguém. Se ainda não estiver infectado, correu o sério risco de pegar o vírus. Se estiver, cometeu o crime de transmitir conscientemente a doença a gente desprotegida.

 

ClimaInfo, 30 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar