MP que enfraqueceria o Código Florestal perde a validade

1 de abril de 2020

Ontem, a MP 901 caducou sem que o Congresso tenha se manifestado. Ela fazia parte de um lote de medidas provisórias que visam enfraquecer o Código Florestal editadas por Bolsonaro e Salles em outubro passado. A MP 901, especificamente, transferia terras da União para Amapá e Rondônia.

Segundo o Observatório do Clima, a MP chegou a tramitar no Senado quando ganhou uma penca de “jabutis”, dois deles particularmente ruins. O primeiro abria a brecha para reduzir a obrigatoriedade de Reserva Legal de 80% para 50% nos estados de Roraima e Amapá.

Aberta a brecha, os demais estados da Amazônia Legal provavelmente tentariam ser incluídos na benesse. O outro transferia a Floresta Nacional de Roraima da União para o estado, contrariando uma determinação do STF que proibiu que Medidas Provisórias e decretos possam reduzir Áreas Protegidas.

 

ClimaInfo, 1º de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar