Teremos mais de um milhão de casos de coronavírus nos próximos dias

2 de abril de 2020

O aviso foi dado ontem pelo diretor da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus. Os EUA “lideram” a projeção, com cerca de 210.000 casos, seguidos pela Itália (110 mil) e Espanha (102 mil). A China, onde tudo começou, tem pouco mais de 81 mil casos e está registrando cerca de 50 novos casos por dia. Talvez ainda esta semana, a Alemanha venha a ultrapassar o número de casos da China. Os dados vêm do World Meters.

O número de mortes já passou de 62.000. Itália, Espanha e EUA estão, novamente, à frente. Segundo a CNBC, a Casa Branca preveniu os norte-americanos quanto à estimativa oficial de mortes provocadas pela pandemia: entre 100.000 e 240.000 pessoas. O epicentro da epidemia por lá é a cidade de Nova York, que registrou mais de 76.000 casos e, contando com o resto do estado, já ultrapassou a China.

Aqui, depois de 10 dias com o número de novos casos girando em torno de 350 por dia, nestes últimos dois dias estes números triplicaram: 1.138 na 3ª feira e 1.119 ontem. Os números são do Ministério da Saúde.

Na América Latina, Colômbia e Argentina parecem estar tendo mais sucesso com a contenção da transmissão do que a maioria dos vizinhos. Apesar de serem os 3º e o 4º países em número de habitantes, atrás de Brasil e México, em número de casos, estão em 8º e 9º lugar, respectivamente.

Triste é o que acontece no Equador. Apesar de ter uma população 17 vezes menor que a do Brasil, o número de casos comprovados e de mortes é 40% da quantidade registrada por aqui. A epidemia se espalhou rapidamente por conta da volta em massa ao país da grande colônia equatoriana na Espanha. O sistema de saúde não estava preparado e gente está morrendo em casa e até nas ruas. Uma matéria da BBC traz fotos e vídeos trágicos. O Estadão também contou a história.

As histórias de pobreza e desamparo podem ser uma amostra do que ameaça acontecer nas favelas e comunidades das grandes cidades brasileiras.

 

ClimaInfo, 2 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar