A epidemia ameaça devastar os Povos Indígenas

7 de abril de 2020

Se a epidemia se espalhar pelos Povos Indígenas, o resultado pode ser uma matança generalizada. João Fellet diz na BBC que as doenças respiratórias são a maior causa de óbitos entre os indígenas. Ele lembra, também, que uma epidemia de sarampo atingiu comunidades Yanomamis na década de 60 matando 9% dos infectados. Assim, segundo Sofia Mendonça, da Unifesp, “há um risco enorme do vírus se espalhar pelas comunidades nativas e dizimá-las”.

No momento, o esforço das lideranças tem se voltado para reforçar o isolamento das comunidades e para evitar o contato com não indígenas, o que é possível enquanto houver mantimentos. No entanto, é importante dar a devida atenção ao que diz Marivelton Baré, da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN): “Se a escolha for entre ser infectado ou passar fome, a maioria escolherá a primeira alternativa (…) Aí então as consequências serão trágicas.”

 

ClimaInfo, 7 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar