Danos a florestas tropicais se espalham catastroficamente

Florestas Tropicais

O avanço da degradação nas áreas de floresta nativa em todo o mundo está afetando diretamente sua capacidade de absorção de carbono, o que compromete a captura dos gases de efeito estufa da atmosfera. Essa perda de capacidade está chegando a um estágio catastrófico, com efeitos nocivos ao clima global.

Segundo pesquisadores, qualquer tipo de intervenção humana nessas áreas afeta a capacidade de absorção de carbono das árvores num raio de 100 metros para dentro das florestas. Esse “efeito de borda” se intensifica à medida em que as áreas desmatadas avançam sobre a mata nativa. Para efeito de comparação, o mundo possui hoje 1,2 bilhão de hectares de floresta tropical; no entanto, ⅕ dessa área se encontra hoje num raio de 100 metros de áreas desmatadas usadas como plantação, pasto ou estradas.

De acordo com um relatório publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA, os níveis de carbono capturados nessas zonas de borda às áreas desmatadas são 22% menores que em regiões mais interiores. Estima-se que, se a destruição ambiental seguir no ritmo atual em florestas como a Amazônica e a do Congo, em uma década elas podem deixar de contribuir com a captura de carbono e passar a emitir gases de efeito estufa decorrentes da degradação florestal.

 

ClimaInfo, 8 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)