Crise do petróleo ameaça os EUA e Canadá e atinge o Brasil

9 de abril de 2020

Uma das vítimas da guerra de preços do petróleo foi a “Dominância Energética” de Trump: a área de estatística do Departamento de Energia prevê que, em breve, os EUA voltarão a importar petróleo. Isso porque com o preço do barril rondando os US$ 20, a extração do óleo e do gás de folhelho é inviável.

Trump conseguiu que a Arábia Saudita e a Rússia se comprometessem a sentar hoje para combinar a redução da produção, o que pode levar o preço do barril de petróleo a subir novamente. Mas a demanda continua a cair na velocidade da epidemia e a projeção da Agência Internacional de Energia é que esta continuará baixa por vários meses.

No vizinho Canadá, o problema é o mesmo. A viabilidade dos campos betuminosos também está ameaçada pelos preços baixos e as empresas estão lutando para sobreviver. Um executivo do setor conversou com Derek Brower, do Financial Times. Dá para comparar com “um barco com um buraco enorme no fundo e estamos jogando fora todo o possível para nos mantermos à tona”, disse. “Se houver alguma coisa que possamos adiar ou fechar, o fazemos.”

Até a poderosa Exxon, que fez grandes apostas nos poços de fracking, se viu obrigada a anunciar um corte de 30% nos investimentos programados para este ano.

O Brasil foi convidado, junto com outros países produtores de petróleo, a participar na reunião chamada por Trump com os árabes e russos. Segundo o Valor, analistas querem ver qual posição o país tomará porque, embora a Petrobras siga sendo a maior produtora, um compromisso de corte teria que ser negociado com as muitas petroleiras que por aqui operam e obrigaria o país a renegociar contratos existentes.

 

ClimaInfo, 9 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar