A pandemia está mostrando a importância da renda básica

15 de abril de 2020

Em 1942, William Beveridge produziu um relatório que moldou a era do pós-guerra, no qual afirmava que o grande desafio era matar cinco gigantes – doença, ociosidade, ignorância, miséria e carência. Em artigo no site do Fórum Econômico Mundial, Guy Standing, professor e pesquisador de estudos de desenvolvimento da Universidade de Londres, atualiza a lista: desigualdade, insegurança, dívida, estresse, precariedade, automação, extinção e populismo neofascista. O coronavírus entra como um 9º gigante, ou como o gatilho que leva um sistema global frágil a uma depressão potencial.

Guy alerta para o perigo da repetição da estratégia pós-2008, que envolvia austeridade fiscal com cortes nos gastos sociais públicos, o que intensificaria as desigualdades e fortaleceria outros gigantes, e propõe a entrada da renda básica na equação – não como mecanismo emergencial ou de exceção, mas como política permanente.

Na sua opinião, um bom design do projeto de renda básica pode fornecer a demanda por bens e serviços básicos dos quais a economia precisará, e pode dar às pessoas e suas comunidades a resiliência que todos precisam. Ele conclui: “Podemos até achar que, ao reduzir a desigualdade e a insegurança, isso também nos ajudará a enfrentar a ameaça existencial do aquecimento global e da deterioração ecológica. Essa é a promessa, se tivermos coragem.”

 

ClimaInfo, 16 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar