Queda das emissões globais é a maior já registrada

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Prevê-se que as emissões globais deste ano poderão cair por volta de 2 bilhões de tCO2e por conta da pandemia, representando 5,5% das emissões globais do ano passado, ou tudo que o Brasil emitiu em 2019.

É como se o vírus matasse todas as emissões do desmatamento da Amazônia e do Cerrado, as de todos os arrotos e dejetos do rebanho bovino e mais de toda a queima de combustíveis fósseis no país.

O pessoal da Carbon Brief fez esta previsão levando em conta o que devem ser as emissões da China e dos EUA, os resultados do mercado de carbono europeu, as emissões da geração elétrica na Índia e o setor de petróleo global. Eles fazem questão de enfatizar que, embora este seja o maior tombo que as emissões de gases de efeito estufa já levaram, ainda está longe de ser compatível com a meta de manutenção do aquecimento global em 1,5oC. Para isso, as emissões teriam que cair 7,6% cada ano, daqui até 2030.

Um dos setores mais atingidos pelas quarentenas e pelo fechamento de fronteiras é o da aviação, responsável por cerca de 5% das emissões globais. Uma matéria da Reuters cita analistas dizendo que, se o mundo voltar a ser o que era antes do vírus, o setor precisará de 2 a 3 anos para se recuperar. No momento, a drástica redução no movimento fez o preço do combustível de aviação despencar muito mais que o preço do barril de petróleo.

A navegação também foi atingida pelo fechamento de fronteiras que interromperam as cadeias de suprimento. Segundo a BBC, estima-se uma queda de 25% no movimento neste primeiro semestre e 10% no agregado do ano.

Em tempo: Complementando as análises sobre a queda do preço do barril de petróleo, Derek Brower, do Financial Times, explica porque o recente acordo entre países produtores para a redução da produção não chega nem perto de responder à queda da demanda provocada pelo coronavírus.

 

ClimaInfo, 17 de abril de 2020.

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