O futuro está nas fontes renováveis

fontes renováveis

O duplo desafio de reerguer as economias pós-COVID e limitar o aquecimento global a 1,5°C pode ser vencido por meio de uma transição ampla e rápida para as fontes renováveis de energia. Essa é uma das principais mensagens da edição 2020 das Perspectivas Globais das Renováveis da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).

Na divulgação feita à imprensa, os autores indicam que a combinação da ampliação do parque de renováveis junto com o aumento da eletrificação e de medidas de eficiência “podem impulsionar um amplo desenvolvimento socioeconômico.”

Os autores construíram o que chamam de um “Cenário Transformador da Energia” que alinha os investimentos em energia à necessidade de manter o aquecimento global bem abaixo de 2°C, como determinado pelo Acordo de Paris. Para tanto, “a descarbonização do uso de energia a tempo de evitar mudanças climáticas catastróficas requer uma cooperação internacional intensificada”. Os investimentos em energia limpa podem servir de salvaguarda contra decisões tomadas em momentos de crise, como o atual, e evitar que os stranded assets, os ativos irrecuperáveis, se acumulem.

O relatório pode ser acessado no site da IRENA. Vale a leitura das matérias da Reuters e do The Guardian.

 

ClimaInfo, 22 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)