O futuro está nas fontes renováveis

21 de abril de 2020

O duplo desafio de reerguer as economias pós-COVID e limitar o aquecimento global a 1,5°C pode ser vencido por meio de uma transição ampla e rápida para as fontes renováveis de energia. Essa é uma das principais mensagens da edição 2020 das Perspectivas Globais das Renováveis da Agência Internacional para as Energias Renováveis (IRENA).

Na divulgação feita à imprensa, os autores indicam que a combinação da ampliação do parque de renováveis junto com o aumento da eletrificação e de medidas de eficiência “podem impulsionar um amplo desenvolvimento socioeconômico.”

Os autores construíram o que chamam de um “Cenário Transformador da Energia” que alinha os investimentos em energia à necessidade de manter o aquecimento global bem abaixo de 2°C, como determinado pelo Acordo de Paris. Para tanto, “a descarbonização do uso de energia a tempo de evitar mudanças climáticas catastróficas requer uma cooperação internacional intensificada”. Os investimentos em energia limpa podem servir de salvaguarda contra decisões tomadas em momentos de crise, como o atual, e evitar que os stranded assets, os ativos irrecuperáveis, se acumulem.

O relatório pode ser acessado no site da IRENA. Vale a leitura das matérias da Reuters e do The Guardian.

 

ClimaInfo, 22 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar