Investimentos verdes podem enfrentar aumento do desemprego no Brasil

desemprego

O desemprego, segundo projeções da IBRE/FGV, pode chegar a atingir quase 19 milhões de trabalhadores até o final do ano. A Tendências Consultoria é menos pessimista: em seu cenário básico, o número de desempregados pode chegar a quase 15 milhões. E uma pesquisa recente aponta que ⅓ das famílias de baixa renda têm, pelo menos, um desempregado em casa. Esse quadro saiu em matérias d’O Globo e do Estadão.

Reverter esse quadro passa, necessariamente, pelo aumento da atividade econômica. É comum encontrar a expressão “retomada do crescimento” sem que se pergunte se esse “crescimento” é sustentável e se “retomar” no sentido de voltar ao que éramos antes da pandemia, é desejável.

O Plano Pró-Brasil, costura malfeita e incompleta de intenções, anunciada pelo governo na semana passada, é, nas palavras de Márcio Santilli, na Mídia Ninja, um “plano de quem não tem plano”. O ministro Guedes, que não foi convidado para o lançamento do tal Plano, minimizou a iniciativa e reforçou o entendimento de que o governo não deve gastar o que não tem e que o Congresso deve aprovar as reformas e deixar que o mercado se encarregue de cuidar da economia. Essa tese foi endossada por Carlos Langoni, n’O Globo. Nesse embate, até o liberal Financial Times diz que Guedes está perdendo espaço para as medidas emergenciais adotadas para mitigar a situação de boa parte da população.

Rogério Studart, ex-representante do país no Banco Mundial, defende investimentos do governo em infraestrutura sustentável. Para Fabio Graner, do Valor, o economista disse entender que será possível atrair investimentos estrangeiros, posto que muito fundos de investimento têm o mandato de procurar projetos com alto grau de sustentabilidade. O país teria a possibilidade de expandir a infraestrutura em áreas como saneamento, conservação da natureza, recuperação de matas, eficiência energética e mobilidade urbana. Studart diz que “isso tudo pode gerar um volume de empregos inacreditável”.

 

ClimaInfo, 30 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)