Guarda-parque é morto em operação contra garimpo ilegal em São Paulo

3 de maio de 2020

Não foi na longínqua Amazônia, foi no interior de São Paulo, no Vale do Ribeira, terra de Bolsonaro, o presidente que vive a incentivar o garimpo e a facilitar o uso de armas.

Lá, neste final de semana, um confronto entre a Polícia Ambiental e garimpeiros resultou na morte de um vigilante do Parque Estadual Intervales, no interior do Parque Intervales. Segundo o G1, a operação para encontrar e destruir o garimpo clandestino de ouro começou na tarde da última 6ª feira (1/05) e terminou na noite de sábado.

Os policiais faziam patrulhamento pelo local para coibir a extração ilegal de palmito, além de atividade de caça. Na companhia de dois guardas do parque, eles percorreram a trilha do Rio Saibadela, por aproximadamente quatro horas, quando localizaram o ponto de garimpo clandestino para extração de ouro, com a utilização de motor a combustão, mercúrio e outras ferramentas.

A Fundação Florestal comunicou a morte de seu “colaborador e defensor da natureza”, Damião Cristino de Carvalho Junior.

Há muito tempo não se registravam ocorrências de garimpo de ouro na região.

 

ClimaInfo, 4 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar