O desmonte dos órgãos de meio ambiente e seu aparelhamento pela PM de São Paulo

3 de maio de 2020

Salles deu mais alguns passos no desmonte do Ibama na semana passada. Depois da demissão do Diretor de Proteção Ambiental, Olivaldi Azevedo, o ministro do meio ambiente exonerou o coordenador de operações de fiscalização do Ibama, Hugo Loss, e o coordenador-geral de fiscalização ambiental, Renê Luiz de Oliveira. Este último foi substituído por Leslie Tavares, quem, logo no primeiro dia, mostrou a que veio: devolveu duas balsas apreendidas em operações contra garimpos irregulares, a despeito de uma decisão judicial contrária.

Para os lugares de Azevedo e Loss, Salles colocou dois coronéis da reserva da Polícia Militar de São  Paulo, Olímpio Magalhães e Walter Magalhães. Ambos comandaram a Rota, a mais truculenta tropa da PM de São Paulo, relata Fabiano Maisonnave na Folha.

Rafael Neves e Eduardo Goulart de Andrade, no The Intercept Brasil, acrescentaram: “Com as novas mudanças, Salles consolida um movimento que começou em janeiro de 2019, início do governo Bolsonaro. Lentamente, o ministro tem tirado servidores de carreira de posições de comando e instalado sua tropa de choque no lugar deles. Mais de 20 ex-PMs já foram nomeados. Além do poder crescente sobre o Ibama, eles chefiam uma secretaria do ministério e controlam toda a diretoria do ICMBio, órgão que faz a proteção das unidades de conservação federais brasileiras.” Vale ler a matéria, que conta como Salles aparelhou seus órgãos com oficiais da PM.

Daniele Bragança, n’O Eco, também escreveu a respeito e publicou os dois atos de exoneração de Loss e Oliveira. Rubens Valente, no UOL, conversou com gente que trabalhou com os dois exonerados.

 

ClimaInfo, 4 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar