O encontro do coronavírus com o desmatamento na Amazônia

coronavírus Manaus

Katy Watson, da BBC, conta da tragédia que o coronavírus está provocando em Manaus e no resto do estado do Amazonas. O número de mortes por problemas respiratórios aumentou seis vezes e, embora não tenham sido testadas, supõe-se que a causa da maioria delas seja a COVID-19. Yan Boechat, n’O Globo, escreve que quase ⅓ dos óbitos em Manaus estão acontecendo em casa, e não nos hospitais. Isso acontece “porque as pessoas não conseguem atendimentos nos hospitais ou têm medo de ir até eles e se contaminarem.”

No entorno de Manaus, há muitas Comunidades Indígenas que estão se sentindo desassistidas, apesar de muita gente apresentar os sintomas. Uma das moradoras, Vanderleia dos Santos, conta que em sua Comunidade não há médicos nem enfermeiras. Mais, ela diz que muitos índios estão sendo registrados com sendo “brancos”.

E é no interior do estado onde garimpeiros, madeireiros, grileiros e evangélicos estão aproveitando o recuo da fiscalização para invadir Terras Indígenas. Com o desmatamento galopando, as queimadas que deverão começar em breve trarão um duplo golpe – destruir suas florestas e produzir muita fumaça para agravar ainda mais o quadro da COVID.

 

ClimaInfo, 5 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)