Indígenas da Pan-Amazônia lançam fundo para enfrentar a COVID-19

pandemia indígenas

Indígenas dos nove países da Amazônia querem arrecadar US$ 6 milhões em doações para o combate o avanço do coronavírus em mais de 3 mil comunidades. As lideranças querem socorrer os mais de 3 milhões de indígenas ameaçados pela pandemia na região e evitar mais mortes em decorrência da doença em seus territórios.

“Não vamos esperar mais pelo governo, pelas políticas sociais, porque não estão chegando a nossas comunidades”, afirmou à DW José Gregorio Díaz Mirabal, quem está frente da Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA). Sem confiar em estatísticas oficiais, a COICA estima que haja 26 mil indígenas infectados atualmente em toda a Amazônia: “Nenhum governo tem um número real sobre os Povos Indígenas. Sabemos que são mais de 30 mortos. Mas pode ser 40, 60”.

No Brasil, a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde contabiliza 152 casos confirmados, 41 suspeitos e 10 mortes. O acompanhamento feito pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, porém, soma 35 óbitos e 22 povos atingidos.

O dinheiro arrecadado será gerido por um grupo de trabalho criado pelas organizações indígenas e passará por uma espécie de auditoria coordenada pela Rainforest Foundation.

O New York Times usou material da Reuters para escrever sobre a campanha.

Em tempo: Como ação do plano emergencial de contenção à disseminação da COVID-19 em Povos Indígenas de Mato Grosso organizado pelas Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, o Instituto Centro de Vida (ICV) elaborou um mapa com atualização diária do número e da localização de casos confirmados do vírus no estado.

 

ClimaInfo, 7 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)