Elevação do nível do mar pode passar de 1 metro

elevação do nível do mar

Uma pesquisa feita com mais de 100 especialistas atualizou as expectativas em relação ao aumento do nível do mar. Se nada ou quase nada for feito para se conter o aquecimento global, até o final do século a temperatura média global pode atingir 4,5°C e o nível do mar pode subir entre 0,6 e 1,3 metros.

A última estimativa do IPCC era que o mares poderiam subir 1,1 metros. Esses 20 centímetros significam que muito mais gente terá que se mudar ou muito investimento terá que ser feito para mitigar os impactos.

Um trabalho publicado na Nature prevê que, no pior cenário, em 2300, o mar pode estar mais de 5,5 metros mais alto. Em comparação, se o mundo conseguir segurar o aquecimento global em 2°C,  a meta branda do Acordo de Paris, o mar se elevaria 0,5 metro até o final do século. Jonathan Watts comentou o trabalho no The Guardian.

Outro impacto inédito da mudança climática seria o reaparecimento de um fenômeno tipo El Niño no Oceano Índico. Segundo outro trabalho publicado na Science Advances, isso acontecia há mais de 20.000 anos, mas, desde então, a variabilidade do Índico é pouca. A modelagem mostrou que o aquecimento da atmosfera faria ressurgir uma circulação termoalina rasa produzindo variações importantes na temperatura das águas. E isto, por sua vez, faria aumentar a violência de tempestades e furacões e alteraria a quantidade anual de chuva, o que afetaria os bilhões de habitantes sujeitos ao clima do Oceano Índico.

O Science Alert e o Daily Mail comentaram o trabalho.

 

ClimaInfo, 11 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)