Mapa do tamanho das propriedades rurais é retrato da concentração de terras no Brasil

12 de maio de 2020

Existem hoje, no Brasil, 5,3 milhões de imóveis rurais ocupando 442 milhões de hectares. ¼ desta terra agrícola é ocupada por 0,3% do total de propriedades rurais no Brasil (15,6 mil propriedades); enquanto outro ¼ é ocupado por 77% de propriedades rurais menores (3,8 milhões). Esses dados explicitam o desequilíbrio da distribuição de terras no Brasil, um dos mais altos em todo o mundo.

Os dados foram coletados por uma pesquisa inédita que envolveu pesquisadores de universidades como USP, UNICAMP, UFPA e UFMG, e instituições como o Imaflora, IPAM, PNUMA e SEI. A pesquisa parte de informações sobre propriedades rurais do INCRA e do CAR e aplica o Índice de Gini para medir a desigualdade na distribuição de terras agrícolas no Brasil. Esse indicador aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos em determinado grupo, variando de zero a um: o quanto mais próximo de um, maior a desigualdade.

De acordo com o estudo, o índice médio no país é de 0,73, sendo que o maior desequilíbrio foi identificado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e na região do Matopiba (partes de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), regiões em que a produção agrícola é dominada por grandes propriedades rurais que operam monoculturas. Já a desigualdade mais baixa foi registrada em Santa Catarina, Amapá e Espírito Santo, onde há mais agricultores familiares e a produção é diversificada.

Para o Valor, Daniela Chiaretti ouviu pesquisadores e ressaltou a opinião de alguns sobre as propostas de mudanças recentes na legislação ambiental brasileira, como a MP 910, que pretende fazer a “regularização fundiária”, mas que pode acentuar ainda mais a grilagem e o desmatamento, favorecendo a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.

 

ClimaInfo, 12 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar