O impacto da pandemia sobre a concentração de CO2 na atmosfera

concentração de CO2

As concentrações médias anuais de CO2 na atmosfera continuarão a aumentar ao longo de 2020, apesar das emissões terem diminuído devido à pandemia de COVID-19. Esta é a conclusão de uma equipe de cientistas do Met Office, do Reino Unido, e da Scripps Institution of Oceanography: o CO2 continuará a se acumular na atmosfera, embora a um ritmo ligeiramente mais lento.

Ao longo de 2020, os níveis de CO2 devem aumentar em 2,48 partes por milhão (ppm). Este aumento é 0,32 ppm menor do que seria sem os regimes de afastamento social. Embora as emissões globais sejam menores, elas continuaram e continuarão, somente em um ritmo mais lento.

Os pesquisadores fizeram uma analogia com o enchimento de uma banheira: se a torneira representa as emissões de CO2 e o nível da água na banheira representa a concentração de CO2, se fecharmos ligeira e temporariamente a torneira, a água continuará a fluir para a banheira e, portanto, o nível desta continuará a subir. Para desacelerar as mudanças climáticas, a torneira teria que ser fechada total e permanentemente.

 

ClimaInfo, 12 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)