Por um “new deal” verde para o Brasil

12 de maio de 2020

Nos EUA, a discussão de um Green New Deal engrenou no ano passado e foi incorporada à campanha presidencial de Joe Biden. Na Europa, sob o nome de Pacto Ecológico, se manteve a meta de descarbonização da economia até 2050 e a Comunidade Europeia dá sinais fortes de que a saída da crise econômica provocada pela pandemia reforçará a transição da matriz energética e a precificação das emissões.

O economista Pedro Nery, no Estadão, fez um apanhado destas e outras iniciativas que correm pelo mundo e faz considerações sobre a possibilidade desse caminho ser trilhado pelo Brasil. Caso “decida-se a prosseguir com um programa de infraestrutura (…) que ele se beneficie dos erros de programas anteriores e se molde à geração dos New Deals Verdes. Ele teria, assim, focos claros como energia verde, mobilidade urbana, saneamento e infraestrutura eficiente, mirando o objetivo de reduzir a poluição. Ao seguir o caminho de outros países, poderia superar a imagem de pária na questão ambiental que afugenta o próprio investimento privado do Brasil.”

 

ClimaInfo, 12 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar