O ano da biodiversidade eclipsado pelo coronavírus

14 de maio de 2020

Este seria o “Super Ano” da Biodiversidade, segundo a ONU. Mas, por conta da pandemia, conferências foram adiadas, projetos foram colocados em compasso de espera e financiamentos foram interrompidos.

Nisha Owen, do On The Edge Conservation, aponta para outro desastre: “Há relatos de atividades ilegais ocorrendo em campo que não estão sendo patrulhadas ou monitoradas ou contabilizadas por causa das quarentenas do coronavírus ou da redução de pessoal e orçamentos. Não vamos saber a escala do impacto que pode ter havido na vida selvagem e na biodiversidade até que sejamos capazes de avaliar isso sistematicamente, e isso provavelmente não vai acontecer até sairmos da quarentena”.

Parte importante dos recursos de organizações de conservação vem de entidades filantrópicas e elas estão recebendo menos doações este ano. Assim, a pandemia ressaltou a importância dos trabalhos de investigação dos ecossistemas e, também, reduziu a capacidade das organizações de zelar pelos territórios, protegendo a vida selvagem e enfrentando as mudanças climáticas e o declínio da natureza nos próximos anos. A matéria de Helen Briggs foi publicada pela BBC.

 

ClimaInfo, 15 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar