Empregos verdes para um melhor futuro pós-pandêmico

empregos verdes

A pandemia de COVID-19 causou danos enormes à economia global, ceifando milhões de empregos em diversos países. Muitos desses postos de trabalho, especialmente em setores econômicos que já estavam fragilizados antes da crise, provavelmente não voltarão a ser abertos. É aí que a ação climática pode catalisar a geração de mais empregos, especialmente no setor energético.

Um relatório recente da Universidade de Oxford corroborou com uma análise da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e apontou que as fontes renováveis de energia podem gerar mais empregos no curto prazo, quando comparadas com os pacotes tradicionais de estímulos, que privilegiam a energia fóssil. Além disso, os empregos associados a fontes renováveis também são menos suscetíveis a cortes em comparação com outras indústrias.

Um estudo de 2016 do Political Economy Research Institute mostra que cada US$ 1 milhão em incentivos aplicados na indústria renovável gera sete vagas integrais de trabalho e quase oito em eficiência energética; já na indústria fóssil, este investimento gera apenas três postos de trabalho.

Outra vantagem das fontes renováveis para a geração de empregos no setor energético é que os empregos criados tendem a ser melhor distribuídos nos países, em contraposição à concentração das vagas de trabalho observada nas fontes fósseis, que dependem do local de exploração do petróleo, do gás ou do carvão.

 

ClimaInfo, 15 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)