Noam Chomsky: sem um “Green New Deal” podemos esperar por uma desgraça

18 de maio de 2020

A crise econômica, política e social aberta pela pandemia precisa ser aproveitada como uma oportunidade para transformações profundas na economia global, alerta Noam Chomsky. Um dos grandes nomes da esquerda contemporânea, Chomsky se uniu a um grupo de movimentos políticos para criar a Internacional Progressista, pensada como um contraponto à chamada “Internacional Reacionária” liderada por figuras da extrema-direita, como Donald Trump, Narendra Modi e Jair Bolsonaro.

Em entrevista ao El País, Chomsky disse que o recrudescimento do conservadorismo está despertando os movimentos sociais e sindicais, especialmente ao redor da discussão ambiental. Para ele, é vital que os países cheguem a um acordo sobre algum tipo de “Green New Deal”, que viabilize uma economia de baixo carbono pautada por eficiência energética e fontes renováveis de energia. Caso contrário, “ocorrerá uma desgraça”, em alusão aos impactos potenciais negativos da mudança do clima ao longo das próximas décadas.

 

ClimaInfo, 19 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar