Governo Bolsonaro ajuda governo conservador da Guatemala a combater queimadas

queimadas Amazônia

O Brasil está às vésperas de mais uma temporada de queimadas, um ano depois de uma crise que se tornou internacional por conta da escalada da destruição ambiental na região Amazônica. Todos os dados apontam para uma alta contínua do desmatamento, o que pode levar a uma temporada de queimadas ainda mais intensa que a do ano passado. Não à toa, o governo federal está implantando mais uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região, ao custo de R$ 60 milhões no primeiro mês.

Enquanto isso, o governo Bolsonaro achou tempo para ajudar a Guatemala no combate a seus incêndios florestais, oferecendo o processamento e geração de imagens de satélite para ajudar nos esforços de extinção dos focos de queimada. O presidente celebrou a cooperação entre os dois países em um post no Twitter no domingo (17/5).

Uma curiosidade: desde o ano passado, a Guatemala é administrada pelo conservador Alejandro Giammattei, que, da mesma forma que Bolsonaro, fez uma campanha eleitoral pautada no moralismo, no combate à corrupção e na defesa do poder militar. Talvez este seja o motivo para a boa vontade do brasileiro com seu colega guatemalteco – a mesma boa vontade que não teve com a Bolívia no ano passado, que também sofreu com queimadas, mas que era administrada à época por Evo Morales.

 

ClimaInfo, 19 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)