O futuro dos veículos elétricos

veículos elétricos

A nova edição do Electric Vehicle Outlook (EVO) da BloombergNEF fala de algumas tendências que podem influenciar o desenvolvimento e a consolidação de veículos elétricos, bem como da mobilidade partilhada e da condução autônoma no quadro geral do transporte rodoviário até 2040.

Nas projeções do relatório, a pandemia não afetará tanto o planejamento das montadoras para o desenvolvimento e lançamento de novos veículos elétricos nos próximos anos. A diversificação de modelos e a competição entre as montadoras são centrais para que esse tipo de veículo ganhe atratividade aos consumidores. As vendas, por sua vez, sofrerão queda neste ano, em sintonia com as do setor automotivo como um todo, mas devem retomar a trajetória de crescimento em 2021, a ponto de representar 10% das vendas de automóveis novos em 2025 (neste ano, elas devem ficar em 2,7% do total de carros novos vendidos).

Entre os fatores que definirão a evolução do mercado, destaque para o barateamento do preço das baterias e a pressão crescente dos governos para facilitar a montagem e a venda de automóveis elétricos, de maneira a reduzir emissões de gases de efeito estufa e de poluentes atmosféricos, algo que deve ser endurecido ainda mais na Europa no pós-pandemia.

Um dado interessante é que os automóveis desse tipo em circulação atualmente em todo o mundo já estão economizando cerca de um milhão de barris diários de petróleo. Esse número pode não ser grande se comparado com o consumo diário de 100 milhões de barris registrado no ano passado, mas no mundo sob pandemia é um montante considerável.

 

ClimaInfo, 22 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)