As duas maiores florestas do mundo sob risco de destruição

taiga russa

A Taiga Russa e a Floresta Amazônica são as duas maiores áreas de cobertura florestal nativa do planeta. A destruição da primeira e de boa parte da segunda está se aproximando de um ponto de não retorno e, em ambas, as queimadas podem ser o estopim.

Luciana Téllez Chávez, do Human Rights Watch, afirma que os retrocessos ambientais do governo Bolsonaro dão um sinal de aprovação para o aumento do desmatamento e o recorde de queimadas no ano passado. Em março, o presidente do Ibama, Eduardo Bim, afrouxou a fiscalização sobre todas as empresas do país que derrubam e exportam madeira nativa, sinal de que o crime compensa. Assim, era esperado que o desmatamento continuasse aumentando a passos largos. Chávez conta que “nas florestas boreais do extremo norte do mundo – como a Taiga Russa, os incêndios são sazonais – mas também lá, a corrupção e os crimes ambientais são suspeitos de amplificá-los. Assim como na Amazônia, estudos indicam que eles podem estar chegando a um ponto de não retorno. Na falta de medidas de conservação eficazes, as florestas boreais podem se transformar em savana, e incêndios maiores e mais frequentes podem fazer com que comecem a liberar mais carbono do que armazenam.”

Em tempo: Chávez conta que na Indonésia, em nome da recuperação econômica pós-COVID-19, o governo decretou que empresas exportadoras de madeira não precisarão mais obter licenças atestando que a madeira e seus produtos têm origem legal. O ministro do comércio justificou a medida como parte de um estímulo para impulsionar o setor.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)