As duas maiores florestas do mundo sob risco de destruição

26 de maio de 2020

A Taiga Russa e a Floresta Amazônica são as duas maiores áreas de cobertura florestal nativa do planeta. A destruição da primeira e de boa parte da segunda está se aproximando de um ponto de não retorno e, em ambas, as queimadas podem ser o estopim.

Luciana Téllez Chávez, do Human Rights Watch, afirma que os retrocessos ambientais do governo Bolsonaro dão um sinal de aprovação para o aumento do desmatamento e o recorde de queimadas no ano passado. Em março, o presidente do Ibama, Eduardo Bim, afrouxou a fiscalização sobre todas as empresas do país que derrubam e exportam madeira nativa, sinal de que o crime compensa. Assim, era esperado que o desmatamento continuasse aumentando a passos largos. Chávez conta que “nas florestas boreais do extremo norte do mundo – como a Taiga Russa, os incêndios são sazonais – mas também lá, a corrupção e os crimes ambientais são suspeitos de amplificá-los. Assim como na Amazônia, estudos indicam que eles podem estar chegando a um ponto de não retorno. Na falta de medidas de conservação eficazes, as florestas boreais podem se transformar em savana, e incêndios maiores e mais frequentes podem fazer com que comecem a liberar mais carbono do que armazenam.”

Em tempo: Chávez conta que na Indonésia, em nome da recuperação econômica pós-COVID-19, o governo decretou que empresas exportadoras de madeira não precisarão mais obter licenças atestando que a madeira e seus produtos têm origem legal. O ministro do comércio justificou a medida como parte de um estímulo para impulsionar o setor.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar