Falta água no canal do Panamá

Canal do Panamá

Inaugurado em 1914, o Canal do Panamá é a principal conexão marítima entre os Oceanos Pacífico e Atlântico. Mais de 12 mil embarcações cruzam de um lado para o outro todos os anos, somando quase 6% do comércio mundial.

No entanto, desde o ano passado, o Canal vive uma das piores crises da história, a qual ameaça sua operação: uma estiagem prolongada reduziu o volume de chuvas em pelo menos 20% no ano passado, ano que foi o 5º mais seco registrado em 70 anos.

Com menos água, a administração do Canal do Panamá teve que reduzir a quantidade de embarcações que o atravessam diariamente, além de diminuir o calado máximo dos navios que fazem a travessia. Outra medida tomada para diminuir o consumo de água foi o estabelecimento de uma taxa fixa de até US$ 10 mil por embarcação pela água potável consumida na operação de travessia.

Ainda não há certeza de que a temporada de chuvas, que começou neste mês no Panamá, seja capaz de alterar a situação. Por ora, a aplicação dessas medidas coincide com a pandemia de COVID-19, que resultou numa redução da demanda por passagens no canal. Se a estiagem prosseguir e o fluxo comercial se normalizar até o começo de 2021, a operação do Canal pode sofrer mais restrições.

 

ClimaInfo, 27 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)