Explosão do desmatamento e clima mais seco devem intensificar queimadas na Amazônia

O INPE alerta: a associação entre o crescimento acelerado do desmatamento da Amazônia, de uma estação seca mais intensa e de um aumento da temperatura acima da média histórica no Oceano Atlântico previsto para os próximos meses pode causar uma temporada de queimadas muito intensa neste ano.

Se o cenário se confirmar, o impacto das queimadas sobre a saúde pública na região amazônica pode ser alto demais para uma rede de atendimento que já está saturada por conta da pandemia de COVID-19. De acordo com a nota técnica do INPE, caso o pico de contágio do novo coronavírus na Amazônia não aconteça imediatamente, “certamente haverá sobreposição das queimadas com a pandemia”.

“Quanto mais tempo demorarmos para controlar a epidemia, mais provável que uma grande quantidade de pessoas afetadas por COVID estejam também expostas à fumaça das queimadas”, disse Luiz Aragão, um dos pesquisadores do INPE responsáveis pela nota, a O Globo. “Isso pode aumentar o número de doenças por COVID, junto com um elevado número de doenças respiratórias por queimadas”.

Aragão pensa que a GLO – a Operação Verde Brasil 2 – pode ajudar a conter o crescimento das queimadas, mas as condições climáticas podem contribuir para que o fogo se espalhe mais rapidamente na Amazônia. Por isso, a nota do INPE dá destaque à necessidade de uma política mais integrada de combate ao desmatamento e às queimadas, que deve ser acompanhada no curto prazo por ações para controle da pandemia na região.

 

ClimaInfo, 4 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)