Preços cada vez mais baixos da energia renovável aceleram transição energética

renováveis

A queda persistente e significativa dos custos de tecnologias renováveis para geração de energia provoca um “ponto de inflexão” na transição global para um sistema energético de baixo carbono, afirma um novo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Os preços atrativos das fontes renováveis em relação aos combustíveis fósseis podem ajudar os governos a abraçar definitivamente as tecnologias mais limpas em seus pacotes de recuperação econômica pós-pandemia.

“Atingimos um ponto de inflexão na transição energética. Projetos de carvão, tanto novos quanto aqueles já existentes, são ambiental e economicamente injustificáveis”, argumenta Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA. “A energia renovável é cada vez mais a fonte mais barata de eletricidade nova, oferecendo um enorme potencial para estimular a economia global e fazer as pessoas voltarem a trabalhar”.

Os dados de geração de energia elétrica por fontes renováveis em 2019 mostram que mais de metade da capacidade nova instalada obteve custos de geração de energia mais baratos que novas usinas de carvão. Fontes como solar e eólica estão ganhando cada vez mais competitividade econômica, ajudando os sistemas elétricos a “abandonar” o carvão.

Os autores calculam que o mundo poderia economizar até US$ 23 bilhões em custos de sistema elétrico por ano usando eólicas offshore e painéis fotovoltaicos para substituir 500 GW de carvão. Isso beneficiaria diretamente países como China, Índia, Japão, Alemanha e EUA. Apenas essa medida teria permitido uma redução de 5% nas emissões globais de carbono em 2019.

 

ClimaInfo, 4 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)