Demanda por petróleo deve seguir baixa em 2021

demanda por petróleo

Os sinais de futuro para o setor de petróleo e gás seguem pouco animadores. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda global por petróleo deve se recuperar ao longo de 2021, à medida que os países se recuperarem da pandemia, mas a volta aos níveis de consumo anteriores à crise pode levar mais tempo – pelo menos, dois anos.

Pela previsão da IEA, a demanda deve subir cerca de 5,7 milhões de barris diários, chegando a 97,4 milhões de barris/dia. Se isso se confirmar, o movimento compensará parte da queda esperada para este ano, de 8,1 milhões de barris/dia, mas será insuficiente para recuperar o nível de consumo observado no final de 2019. Assim, a demanda global por petróleo deve ficar 2,5% abaixo do registrado em 2019, puxada para baixo em grande parte pela incerteza sobre uma retomada da indústria de aviação civil nos próximos meses.

“Temos que assumir que a demanda por petróleo não voltará a ficar em torno dos 100 milhões de barris ao dia até algum momento de 2022”, disse Neil Atkinson, da IEA, para o Financial Times. “Mas isso pressupõe um forte crescimento econômico em 2022 e o desaparecimento da pandemia, do que não temos certeza. Pode ser que [a recuperação] aconteça apenas em 2023”.

Para o setor, a boa notícia é que as perdas de demanda durante a quarentena não foram tão graves como o esperado. O corte na produção por parte dos países da OPEP e a paralisação nos EUA devem ajudar a esgotar os enormes estoques de combustível que existem hoje no mercado e que ajudam a puxar os preços do produto para baixo.

Por ora, a OPEP estima que a demanda global por petróleo recuará 17,3 milhões de barris diários no 2º trimestre deste ano, mas se recuperará ligeiramente ao longo dos próximos meses, o que levará à queda da demanda em 2020 para 9,1 milhões de barris/dia.

 

ClimaInfo, 18 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)