Agronegócio teme retaliações comerciais da China aos ataques de filhos e ministros de Bolsonaro

Brasil China

A escalada nas críticas por parte de familiares e aliados políticos de Bolsonaro ao governo da China pode causar sequelas graves na balança comercial brasileira, o que afetará em cheio o agronegócio, principal setor exportador do país.

Para o presidente da Cargill no Brasil, Paulo Sousa, os insultos recorrentes de autoridades à China, principal consumidor de produtos agrícolas brasileiros, geram consternação para o setor. “É muito preocupante se você tem oficiais no governo brasileiro insultando o nosso maior cliente”, disse Sousa à Reuters. “Não é cabível para oficiais do governo fazer insultos ao nosso maior cliente. Eu diria que nem é muito inteligente”.

É alto o risco de restrições ao comércio Brasil-China. Como Jamil Chade informou ontem no UOL, o Itamaraty já admite que existe a possibilidade da China estabelecer barreiras sanitárias que podem afetar a entrada de carne bovina brasileira. O governo chinês anunciou o reforço da inspeção sobre alimentos frescos e carnes congeladas para evitar a entrada ou a intensificação de novas doenças no país. Por conta dos custos atrelados a essa fiscalização mais rígida, muitos importadores chineses estão optando por cancelar os pedidos. Em uma comunicação oficial para os principais exportadores brasileiros, o ministério das relações exteriores alerta que “as autoridades chinesas poderão, eventualmente, impor restrições à importação de produtos cárneos brasileiros e/ou solicitar maiores informações sobre as medidas preventivas adotadas pelos frigoríficos para evitar a contaminação dos alimentos a serem exportados”.

Em tempo: O Fakebook.eco fez um fact-check da carta encaminhada pelo governo brasileiro a membros do Parlamento Europeu no começo de junho, numa tentativa de tranquilizá-los sobre as questões ambiental e indígena, em um esforço para aliviar o cenário e facilitar a ratificação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Pelo tom da carta, o Itamaraty resume tudo a “falhas de comunicação” e minimiza problemas como o crescimento do desmatamento na Amazônia, o desinteresse da gestão Bolsonaro com políticas climáticas e os riscos aos quais os Povos Indígenas do país estão sendo expostos, questões que, de mínimas, não têm nada.

 

ClimaInfo, 19 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)