Em três décadas, Pan-Amazônia perdeu 10% de sua floresta

3 de julho de 2020

A Pan-Amazônia, região que inclui os nove países da bacia, perdeu 724 mil km2 de cobertura florestal e vegetal (cerca de 10% da área florestada) entre 1985 e 2018, conforme mostra um novo levantamento do MapBiomas divulgado ontem (2/7). A área destruída de floresta equivale à soma das áreas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ou o equivalente a todo o território do Chile.

O Brasil, que concentra a maior parte da floresta (61,8%), também foi o que mais perdeu cobertura florestal no período – cerca de 624 mil km2. Bolívia (36 mil km2) e Peru (16 mil km2) também registraram grande perda florestal. Na outra ponta, Suriname e Guiana não registraram perda florestal no período, casos únicos na região.

Do total de floresta amazônica perdida pelo Brasil no período, 50 mil km2 estavam em Territórios Indígenas e Unidades de Conservação. Ainda assim, a proporção de floresta perdida nessas áreas (1%) é muito menor que a observada em regiões sem proteção oficial (20%). Daniela Chiaretti no Valor também aborda os principais pontos do levantamento.

Em tempo 1: Dados preliminares sobre o número de focos de incêndio no período, associados à alta no desmatamento, indicam que a região amazônica deve sofrer fortemente com as queimadas neste ano, em volume igual ou superior ao do ano passado. Como explica Suely Araújo, do Observatório do Clima, “o fogo é a sequência do desmatamento no processo de conversão das florestas em pastagens ou outros usos. Com o aumento do desmatamento, as árvores derrubadas se transformam em combustível (…) Somando um ano seco com desmatamento em alta e tanta matéria derrubada que ainda não queimou, a temporada do fogo de 2020 pode ser pior que a do ano passado”.

Em tempo 2: O Vaticano anunciou nesta semana a criação da Conferência Episcopal da Amazônia, que será presidida pelo cardeal Cláudio Hummes. O objetivo da Conferência é servir como instrumento de viabilização das propostas apresentadas durante o Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, realizado no ano passado, que versam sobre a atuação da Igreja Católica na região, sua missão evangelizadora e o apoio à proteção da floresta e de seus povos.

 

ClimaInfo, 3 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar