Aquecimento pode reduzir PIB global em 20% neste século

9 de julho de 2020

O PIB global pode encolher mais de 20% até o ano de 2100 por causa do aquecimento do planeta, o que pode aprofundar a desigualdade de renda e acentuar tensões políticas, econômicas e sociais entre os países. O alerta vem de uma nova análise da consultoria Oxford Economics, a qual relacionou calor e desempenho econômico, a partir de projeções de elevação da temperatura média global.

A análise elencou os países a partir de um critério climático: a temperatura média de 15°C, considerada o “ponto ideal” para a atividade econômica. De acordo com o estudo, países cujas temperaturas médias são atualmente mais baixas que 15°C, como os da América do Norte e Europa, podem se beneficiar um pouco a curto prazo com o aquecimento do planeta. Já países tropicais e subtropicais, concentrados principalmente no chamado “Sul Global”, e que vivem atualmente temperaturas médias acima dos 15°C, poderão enfrentar uma degradação econômica “catastrófica” ao longo do século, afetados pelos impactos da temperatura mais alta sobre a atividade econômica.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar