União Europeia apresenta plano de desenvolvimento da energia à base de hidrogênio

9 de julho de 2020

A Comissão Europeia divulgou ontem (8/7) sua nova estratégia para impulsionar a produção de hidrogênio limpo, vista como fundamental para que a União Europeia possa descarbonizar sua economia até 2050.

De acordo com a Comissão, o hidrogênio limpo deve ajudar setores que são atualmente grandes emissores de carbono, como siderurgia, cimento e transportes marítimo, aéreo e rodoviário. Atualmente, a indústria e as refinarias europeias usam cerca de 8 milhões de toneladas de hidrogênio por ano, mas a maior parte é o chamado “hidrogênio cinza”, gerado a partir do gás natural.

A proposta da UE é desenvolver um “hidrogênio verde”, produzido a partir da eletrólise da água com eletricidade gerada por fontes renováveis. No entanto, a Comissão reconhece que o processo será custoso e, por essa razão, a abordagem será gradual, feita em diferentes fases, para viabilizar uma transição completa e viável.

Até 2024, serão instaladas unidades de eletrolisadores de hidrogênio com pelo menos 6 GW de fontes renováveis, que produzirão até 1 milhão de toneladas de hidrogênio limpo. Já na 2ª fase, de 2025 a 2030, a produção de hidrogênio deve subir para 10 milhões de toneladas. No total, a UE calcula que investirá entre 180 a 470 bilhões de euros até 2050.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar