União Europeia apresenta plano de desenvolvimento da energia à base de hidrogênio

hidrigênio verde

A Comissão Europeia divulgou ontem (8/7) sua nova estratégia para impulsionar a produção de hidrogênio limpo, vista como fundamental para que a União Europeia possa descarbonizar sua economia até 2050.

De acordo com a Comissão, o hidrogênio limpo deve ajudar setores que são atualmente grandes emissores de carbono, como siderurgia, cimento e transportes marítimo, aéreo e rodoviário. Atualmente, a indústria e as refinarias europeias usam cerca de 8 milhões de toneladas de hidrogênio por ano, mas a maior parte é o chamado “hidrogênio cinza”, gerado a partir do gás natural.

A proposta da UE é desenvolver um “hidrogênio verde”, produzido a partir da eletrólise da água com eletricidade gerada por fontes renováveis. No entanto, a Comissão reconhece que o processo será custoso e, por essa razão, a abordagem será gradual, feita em diferentes fases, para viabilizar uma transição completa e viável.

Até 2024, serão instaladas unidades de eletrolisadores de hidrogênio com pelo menos 6 GW de fontes renováveis, que produzirão até 1 milhão de toneladas de hidrogênio limpo. Já na 2ª fase, de 2025 a 2030, a produção de hidrogênio deve subir para 10 milhões de toneladas. No total, a UE calcula que investirá entre 180 a 470 bilhões de euros até 2050.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)