Câmara ratifica Protocolo de Nagoia sobre patrimônio genético

10 de julho de 2020

Depois de oito anos, finalmente a Câmara dos Deputados aprovou na última 4ª feira (8/7) a ratificação do Protocolo de Nagoia, que regula o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade.

Assinado em 2010, o documento é parte da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica e tem como objetivo orientar a soberania dos países sobre seus recursos genéticos e sua exploração por parte de empresas e organizações estrangeiras.

Desde 2014, quando o Protocolo entrou em vigor, o Brasil vinha se mantendo distante das negociações sobre sua implementação, o que é contraproducente para o país, um dos maiores detentores de riquezas naturais e genéticas do planeta. Como Camila Turtelli destaca no Estadão, a aprovação da proposta faz parte de uma tentativa do Congresso de acelerar a votação de projetos ambientais em vista das críticas recentes de investidores e parceiros internacionais contra a política ambiental brasileira. Por isso, ele contou com rara colaboração entre as bancadas ruralista e ambientalista na Câmara.

O texto agora segue para apreciação pelo Senado Federal. Caso seja aprovada, a ratificação aguardará então a assinatura de Bolsonaro.

A aprovação foi destaque também nos Direto da Ciência, Poder 360 e O Globo.

 

ClimaInfo, 10 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar