ANTT aprova Plano de Outorga para projeto da Ferrogrão

ferrogrão

Depois de anos de discussão, o governo federal mandou na 2ª feira passada (13/7) para o TCU os estudos finais de viabilidade para leiloar a Ferrogrão, um projeto ferroviário bilionário que pretende ligar Sinop (MT) a Itaituba (PA), facilitando assim o escoamento da produção de grãos pelo norte do Brasil.

De acordo com o Ministério de Infraestrutura, a Ferrogrão será vital para melhorar a logística interna para exportação de commodities do país. “Hoje, mais de 70% da safra mato-grossense é escoada pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), a mais de dois mil quilômetros da origem. Esse cenário mostra a relevância do projeto dentro do sistema logístico de cargas do país, sendo um diferencial para a sua atratividade junto a potenciais investidores”, disse o ministro Tarcísio Freitas em comunicado para imprensa.

Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o Plano de Outorga, acompanhado dos estudos técnicos, das minutas de edital e de contrato. Ao mesmo tempo, a ANTT conseguiu também derrubar uma liminar no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região que impedia a continuidade do projeto. Pelo projeto, a concessão será de 69 anos, com investimentos totais previstos de R$ 8,42 bilhões. As obras deverão estar prontas até 2029, com capacidade escalonada de transporte de mercadorias – 20,7 milhões de toneladas no 10º ano de concessão, até 52,3 milhões de toneladas no final do contrato.

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)