Petroleira norte-americana quer construir refinarias no Brasil

14 de julho de 2020

Mesmo com a crise pela qual passa o setor global de óleo e gás desde antes da pandemia de COVID-19, a norte-americana Oil Group anunciou a pretensão de investir US$ 2 bilhões na construção de seis refinarias de pequeno porte no Brasil.

De acordo com Ramon Ordoñez no jornal O Globo, a 1ª refinaria ficará no Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro, e será construída a partir do 2º semestre de 2021. A refinaria terá capacidade para processar 20 mil barris diários. Desde 1953, não são construídas refinarias privadas no Brasil.

A Oil Group informa que as obras deverão ser financiadas por recursos obtidos com bancos de desenvolvimento no exterior e fundos de investimento, sem contar com o BNDES.

Em tempo: Os vazamentos de óleo e derivados da Petrobras saltaram em 2019, de 18,4 m3 no ano anterior para 415,3 m3, um aumento de 2.157%, que reverte uma tendência de queda registrada entre 2015 e 2018. Este é o pior índice dos últimos dez anos para a companhia.

De acordo com Ana Carolina Amaral na Folha, a maior parte do óleo vazado aconteceu em duas ocorrências nas plataformas P-58 (RJ) e P-53 (ES), em fevereiro e março do ano passado. Além disso, parte dos vazamentos também ocorreu “por descarte contínuo de água com óleo em processos de produção que estavam em desacordo com a legislação ambiental”.

De acordo com o Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (Ineep), os acidentes causaram cerca de R$ 250 milhões em multas ambientais à Petrobras.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar