Petroleira norte-americana quer construir refinarias no Brasil

norte-americana

Mesmo com a crise pela qual passa o setor global de óleo e gás desde antes da pandemia de COVID-19, a norte-americana Oil Group anunciou a pretensão de investir US$ 2 bilhões na construção de seis refinarias de pequeno porte no Brasil.

De acordo com Ramon Ordoñez no jornal O Globo, a 1ª refinaria ficará no Porto do Açu, no litoral norte do Rio de Janeiro, e será construída a partir do 2º semestre de 2021. A refinaria terá capacidade para processar 20 mil barris diários. Desde 1953, não são construídas refinarias privadas no Brasil.

A Oil Group informa que as obras deverão ser financiadas por recursos obtidos com bancos de desenvolvimento no exterior e fundos de investimento, sem contar com o BNDES.

Em tempo: Os vazamentos de óleo e derivados da Petrobras saltaram em 2019, de 18,4 m3 no ano anterior para 415,3 m3, um aumento de 2.157%, que reverte uma tendência de queda registrada entre 2015 e 2018. Este é o pior índice dos últimos dez anos para a companhia.

De acordo com Ana Carolina Amaral na Folha, a maior parte do óleo vazado aconteceu em duas ocorrências nas plataformas P-58 (RJ) e P-53 (ES), em fevereiro e março do ano passado. Além disso, parte dos vazamentos também ocorreu “por descarte contínuo de água com óleo em processos de produção que estavam em desacordo com a legislação ambiental”.

De acordo com o Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (Ineep), os acidentes causaram cerca de R$ 250 milhões em multas ambientais à Petrobras.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)