Antártica: cientistas alertam para degelo acelerado da “geleira do Juízo Final”

geleira do juízo final

A geleira Thwaites, a “geleira do Juízo Final”, na Antártica Ocidental, é considerada uma das mais vulneráveis aos efeitos do aquecimento global. Com quase 120 mil km2, quase do mesmo tamanho do Reino Unido, Thwaites vem sendo monitorada cuidadosamente por cientistas preocupados com o ritmo de degelo. No começo do ano, uma sonda registrou pela 1ª vez a presença de água mais quente debaixo da geleira, um indício da dimensão da rapidez de seu processo de degelo.

Cerca de 90% do gelo da Terra se concentra na Antártica, que vem se aquecendo a um ritmo três vezes maior que a média global desde 1989. À medida que o gelo antártico derrete, a Thwaites tem servido como “rolha”, retendo as demais geleiras, impedindo que estas deslizem para o oceano. No entanto, com seu degelo acelerado, teme-se que não apenas ela se solte do continente gelado nas próximas décadas, mas também facilite o desprendimento de outras geleiras.

Estima-se que o colapso da Thwaites poderia elevar o nível do mar em mais de meio metro. Se somarmos as demais geleiras, a elevação pode chegar a três metros. Por isso a Thwaites é conhecida como a “geleira do Juízo Final”.

O Financial Times fez uma matéria especial relatando o drama da Thwaites e as preocupações dos cientistas que a estudam.

 

ClimaInfo, 17 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)