Montadoras querem adiar novas regras para motores diesel

19 de julho de 2020

A ANFAVEA confirmou que está negociando com o governo federal o adiamento da próxima fase da legislação brasileira de controle de emissões (PROCONVE) e das metas regulatórias de eficiência energética e de segurança do programa Rota 2030.

De acordo com o portal Automotive Business, a associação das montadoras trabalha para que a 8º fase do PROCONVE, que tornaria obrigatória a adoção da tecnologias Euro 6 para caminhões e ônibus em 2022/23, seja adiada em virtude dos efeitos econômicos da pandemia de COVID-19 no setor automobilístico. “A pandemia atrasou todo o trabalho de desenvolvimento que vinha sendo feito pelos times de engenharia nos laboratórios e em testes de campo. Por isso, o cronograma já foi afetado”, afirmou Luiz Carlos Moraes, presidente da ANFAVEA. “Também é necessário lembrar que esses programas representam investimentos altíssimos, que não podem mais ser feitos com a queda do faturamento das empresas e a impossibilidade neste momento de ajuda financeira das matrizes”.

No começo deste mês, a Coalizão Respirar, que reúne mais de 20 organizações da sociedade civil, reivindicou a manutenção dos prazos originais e pediu que qualquer medida econômica voltada para o setor automobilístico seja atrelada a melhorias ambientais.

Nessa mesma linha, vale a pena ler a coluna de Marli Olmos no Valor, que destaca o esse esforço das montadoras para adiar os prazos e as metas de emissão de poluentes, em movimento contrário àquilo que vem sendo observado neste mesmo setor na Europa.

Em tempo: A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e Trabalhador (ABRADECONT) reuniu quase 2 mil proprietários da caminhonete Amarok para participar da ação civil pública que o órgão move contra a Volkswagen, no contexto do escândalo do Dieselgate. Em 2015, autoridades nos EUA descobriram que a montadora alemã tinha instalado um dispositivo que manipulava os resultados de emissões de poluentes em situações de teste, o que permitia a aprovação para diversos modelos que, na prática, emitiam bem além do permitido. No ano passado, a Volkswagen foi obrigada a pagar cerca de R$ 17 mil em danos morais para os proprietários do modelo.

 

ClimaInfo, 20 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar