Chevron usa painéis solares para bombear petróleo nos EUA

chevron painéis solares

Parece piada, mas é verdade. Desde abril, a Chevron está utilizando uma usina solar de 29 MW para bombear petróleo na região de Kern Valley, Califórnia. A energia gerada pela instalação solar é capaz de alimentar a produção de 7,9 mil barris por dia.

Para a companhia, a decisão de utilizar energia solar para produzir petróleo faz sentido. Além de garantir maior autonomia energética, a adoção desse modelo elétrico aproveita as vantagens que a fonte solar vem adquirindo nos últimos tempos, com barateamento de equipamentos, o que reduziu os custos para os consumidores.

Para quem se preocupa com a necessidade de deixarmos de consumir petróleo para conter a mudança do clima, a ação da Chevron é quase que um acinte. “Ao invés de colocar painéis solares ao lado de plataformas de petróleo, deveríamos colocar painéis solares ao lado de mais painéis solares”, disse, à Bloomberg, Brian Nowicki, diretor de política climática da Califórnia no Center for Biological Diversity. “É assim que começamos a realmente fazer a transição para uma energia mais limpa”.

A matéria da Bloomberg foi traduzida para o português pelo jornal O Globo.

Em tempo: O Inside Climate News destacou que o Greenpeace e o movimento Extinction Rebellion estão se articulando em torno de uma campanha massiva para pressionar gigantes da tecnologia, como Amazon, Google e Microsoft, a se distanciar da indústria fóssil. Em maio, o Greenpeace divulgou um estudo que apontava para os acordos lucrativos que essas empresas estavam fazendo com companhias de petróleo como Chevron, Shell, BP e Exxon Mobil, para aprimorar a extração e a produção de combustíveis fósseis.

 

ClimaInfo, 27 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)