Emissões associadas ao transporte marítimo aumentaram quase 10% em seis anos

5 de agosto de 2020

As emissões de gases de efeito estufa provenientes do transporte marítimo aumentaram 9,6% entre 2012 e 2018, o que elevou a representatividade do setor nas emissões globais de 2,76% para 2,89% nesse período, de acordo com um relatório divulgado na 3ª feira (4/8) pela Organização Marítima Internacional (OMI). O levantamento mostra que as emissões de CO2 cresceram de 962 milhões de toneladas em 2012 para 1,056 bilhão em 2018.

O documento destacou também o impacto da pandemia no setor, indicando que as emissões de carbono do transporte marítimo devem cair em 2020 e 2021 por conta da queda da demanda global e das restrições de circulação. Nesse sentido, ele destaca que o momento pode ser oportuno para que governos e empresas promovam medidas de eficiência e modernização que permitam a retomada do transporte de mercadorias por via marítima, sem que isso implique em um aumento das emissões. A OMI projeta que, na ausência dessas medidas, as emissões do setor podem ser até 130% maiores em 2050 em comparação com 2008.

Climate Home e Reuters trouxeram os principais resultados do relatório da OMI.

 

ClimaInfo, 6 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar