Em “dia inspirado”, Guedes retruca França e EUA para rebater críticas à política ambiental brasileira

Guedes EUA França

O ministro Paulo Guedes estava “afiado” nesta 5ª feira (6/8). Em apenas um dia, ele lançou indiretas a dois países para rebater as críticas internacionais à política ambiental empreendida pelo governo Bolsonaro no Brasil.

O 1º alvo de Guedes foi a França. Em um debate sobre reforma tributária, o ministro contestou as críticas internacionais à política ambiental do governo Bolsonaro. Em um ataque velado ao governo francês, com quem já se envolveu em polêmicas durante a crise das queimadas na Amazônia no ano passado, Guedes disse que o Brasil preserva seu meio ambiente, diferentemente de outros países que “não conseguiram preservar, às vezes, um quarteirão, foram lá e queimaram um patrimônio da humanidade” – em alusão ao incêndio na Catedral de Notre-Dame, em fevereiro de 2019.

Os EUA foram o outro alvo da ira retórica de Guedes. Em evento organizado pelo think tank norte-americano Aspen Institute, o ministro retrucou que “[nós] entendemos a preocupação de vocês [norte-americanos], porque vocês desmataram suas florestas. (…) Só pedimos que vocês sejam amáveis como somos amáveis. Vocês mataram seus índios, não miscigenaram”. Como bem lembrou o Prof. Raoni Rajão no Twitter, Guedes mostra desinformação, já que os EUA ainda possuem 74% de suas florestas originais (mais que o Brasil) e restauraram 18 milhões de hectares desde 1920. Como diz o ditado, quem fala o que quer…

Em tempo: Na 4ª feira (5/8), o Estadão fez um debate virtual com parlamentares do grupo convocado pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia para montar uma “pauta ambiental” para o Congresso. Na conversa, os deputados foram contundentes: o governo federal prejudica o país com sua postura em relação à proteção do meio ambiente e precisa mudar o quanto antes. A live contou a participação dos deputados Alessandro Molon (RJ), Enrico Misasi (SP), Rodrigo Agostinho (SP), Zé Silva (MG) e Zé Vitor (MG).

 

ClimaInfo, 7 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)