Equinor se compromete a acelerar projetos energéticos com fontes renováveis

equinor

A companhia norueguesa de petróleo Equinor anunciou na última 2ª feira (10/8) o executivo Anders Opedal como seu novo CEO, com o objetivo declarado de acelerar a transição energética para fontes renováveis. O novo CEO, que assumirá em novembro, prometeu que a empresa aumentará seu portfólio de renováveis em 10 vezes até 2026, com perspectiva de triplicá-lo nos nove anos seguintes.

“Estou disposto a realocar capital de petróleo e gás para energias renováveis”, disse Opedal, que afirmou também que a companhia buscará novos negócios em hidrogênio e captura e armazenamento de carbono. O executivo foi responsável pelas operações da Equinor no Brasil, onde a empresa planeja expandir a exploração de petróleo offshore nos próximos anos.

Bloomberg e Reuters repercutiram as mudanças na Equinor. Já o Financial Times destacou as dificuldades que Opedal terá em avançar com a descarbonização da companhia em suas operações nos EUA e no Brasil.

Em tempo: Mesmo com as perdas sofridas no último semestre, decorrente da crise global causada pela pandemia, a Saudi Aramco pretende avançar com seu plano para aumentar sua capacidade de produção de petróleo de 12 para 13 milhões de barris por dia. De acordo com o CEO da companhia, Amin Nasser, os gastos de capital da companhia serão “significativamente” menores que aqueles projetados antes da crise, entre US$ 40 a 45 bilhões, mas não informou qual seria o novo montante. No 2º trimestre de 2020, a Saudi Aramco registrou uma queda de mais de 73% em seu rendimento, afetada pela pandemia e pela queda nos preços internacionais do petróleo.

 

ClimaInfo, 12 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)