Groenlândia perdeu 1 milhão de toneladas de gelo por minuto em 2019

groenlândia

A Groenlândia perdeu 586 bilhões de toneladas de gelo em 2019, um número recorde que reforça o processo de degelo que a ilha vem sofrendo nas últimas décadas, decorrente do aquecimento do planeta. Um estudo publicado recentemente na Communications Earth & Environment estimou que, em média, a ilha perdeu 1 milhão de toneladas de gelo por minuto ao longo do ano passado.

“Não apenas a camada de gelo da Groenlândia está derretendo, mas ela está derretendo cada vez mais rápido”, afirmou um dos autores do estudo, Ingo Sasgen, geocientista do Instituto Alfred Wegener (Alemanha), à Associated Press.

O derretimento da Groenlândia no ano passado adicionou cerca de 1,5 milímetro ao nível do mar. O volume de gelo perdido supera de longe a média anual observada desde 2003 – em torno de 259 bilhões de toneladas de gelo – e deixa bem para trás o recorde anterior, de 511 bilhões de toneladas derretidas em 2012.

Lembrando que outro estudo recente mostrou que o derretimento dos lençóis de gelo na Groenlândia pode ter atingido um ponto irreversível, mesmo que o mundo consiga reduzir as emissões de carbono e conter o aquecimento global em 1,5°C.

BBC News, The Guardian, Superinteressante e Veja também repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)