Groenlândia perdeu 1 milhão de toneladas de gelo por minuto em 2019

21 de agosto de 2020

A Groenlândia perdeu 586 bilhões de toneladas de gelo em 2019, um número recorde que reforça o processo de degelo que a ilha vem sofrendo nas últimas décadas, decorrente do aquecimento do planeta. Um estudo publicado recentemente na Communications Earth & Environment estimou que, em média, a ilha perdeu 1 milhão de toneladas de gelo por minuto ao longo do ano passado.

“Não apenas a camada de gelo da Groenlândia está derretendo, mas ela está derretendo cada vez mais rápido”, afirmou um dos autores do estudo, Ingo Sasgen, geocientista do Instituto Alfred Wegener (Alemanha), à Associated Press.

O derretimento da Groenlândia no ano passado adicionou cerca de 1,5 milímetro ao nível do mar. O volume de gelo perdido supera de longe a média anual observada desde 2003 – em torno de 259 bilhões de toneladas de gelo – e deixa bem para trás o recorde anterior, de 511 bilhões de toneladas derretidas em 2012.

Lembrando que outro estudo recente mostrou que o derretimento dos lençóis de gelo na Groenlândia pode ter atingido um ponto irreversível, mesmo que o mundo consiga reduzir as emissões de carbono e conter o aquecimento global em 1,5°C.

BBC News, The Guardian, Superinteressante e Veja também repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar