Plano do Fundo Clima sai atrasado e sem detalhes sobre uso de recursos

21 de agosto de 2020

O ministério do meio ambiente (MMA) divulgou o plano anual de aplicação dos recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima para 2020/21 com atraso e sem detalhar como os recursos serão usados e nem os projetos que estão em andamento.

O plano não oferece informações importantes sobre sua execução, como detalhamento das tabelas orçamentárias, projetos em execução e teto para as iniciativas individualmente. A única menção de editais é sobre as modalidades de seleção de projetos.

Outra questão levantada é a dedicação especial para ações no meio urbano, com citação específica a projetos relacionados com gestão de resíduos tóxicos.

O orçamento previsto para 2020 nas linhas reembolsáveis operadas pelo BNDES é de R$ 232,8 milhões. Para projetos não reembolsáveis, a proposta prevê somente R$ 6,2 milhões.

Em tempo: A ação impetrada pelo Ministério Público Federal pedindo o afastamento imediato de Salles do MMA virou novela na Justiça federal. No final de julho, o juiz Marcio de França Moreira remeteu o processo para a justiça de Santa Catarina, já que a ação tinha relação com um processo que tramitava naquele estado. No entanto, o desembargador Ney Bello não acatou ao pedido e determinou que a ação seja avaliada pela Justiça do DF.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar