MPF investiga transporte de garimpeiros para Brasília pela Força Aérea

transporte garimpeiros ilegais

O Ministério Público Federal abriu um inquérito na semana passada em Itaituba (PA) para investigar o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) em transporte de garimpeiros ilegais até Brasília com o intuito de participar de audiência com Salles. De acordo com os promotores, as aeronaves deveriam ter sido utilizadas em apoio a uma operação do Ibama de combate a crimes ambientais nas TI Munduruku e Sai Cinza, operação que acabou não ocorrendo.

“Verificam-se, no presente caso, fortes indícios de desvio de finalidade na utilização de aeronaves da FAB, as quais, a princípio, deveriam ser destinadas para efetividade da Operação Verde Brasil 2 no combate à mineração ilegal”, disse o MPF em despacho.

O ministério da defesa chegou a suspender as atividades de fiscalização na TI Munduruku no começo de agosto, depois da conversa de Salles com garimpeiros em Jacareacanga (PA), mas voltou atrás.

N’O Globo, Bernardo Mello Franco relata a indignação de indígenas que contestam a versão do ministério da defesa segundo a qual a Aeronáutica teria transportado “lideranças indígenas”. Os representantes indígenas afirmam que o cacique-geral da etnia não autorizou a viagem e que os garimpeiros não falam em nome dos Povos locais.

UOL, Folha e o Jornal Nacional (TV Globo) repercutiram o anúncio.

 

ClimaInfo, 24 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)