À la Bolsonaro, Trump comenta o furacão Laura: “É assim mesmo”

Trump furacão Laura

Com a mesma falta de empatia demonstrada pelas vítimas da COVID-19, Trump disse a respeito da destruição provocada pelo  furacão Laura nas costas da Louisiana e do Texas, que a região sempre sofreu com esse tipo de desastre e que as coisas são “assim mesmo”. Para Sharon Kelly, do DeSmog, a frase lembra a que proferiu há um mês, a respeito dos então 156.000 americanos mortos na pandemia. E parecido com “a gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo” do nosso presidente.

Ainda sobre os furacões na região, duas matérias importantes. Michael Patrick Welch, no New Republic, escreve sobre o impacto desigual de furacões como Laura e Katrina sobre a população negra, mais pobre. Isso é corroborado por Tim McDonnell, no Quartz, que fala do pessoal que está se mudando para longe dos furacões. Ele mostra que esta migração interna está aumentando a densidade da população branca em certas cidades e regiões e aumentando a densidade da população negra em outras.

Outra consequência dos desastres nos EUA é tornar imóveis “inseguráveis”. Uma matéria do New York Times fala especificamente dos incêndios florestais na Califórnia que, em um primeiro momento, elevaram os prêmios cobrados, mas que começam a aparecer situações onde nem as seguradoras tomam o tamanho do risco. Com incêndios e furacões aumentando de intensidade, as seguradoras acabarão recusando cada vez mais clientes.

 

ClimaInfo, 3 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)