Jovens no México e Portugal entram na justiça contra omissão climática de governos

3 de setembro de 2020

Em novos casos de litigância climática, jovens portugueses e mexicanos entraram com ações cobrando suas autoridades por mais ação contra a mudança do clima. No caso de Portugal, seis jovens apresentaram petição ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos acusando 33 países de violar seu direito à vida ao não agir de forma efetiva para reduzir as emissões de carbono e limitar o aquecimento do planeta. No processo, eles acusam os 27 estados-membros da União Europeia, mais Reino Unido, Suíça, Noruega, Rússia, Turquia e Ucrânia.

Os incêndios florestais que devastaram Portugal em 2017, matando mais de 120 pessoas, foram citados na ação como uma justificativa.

“Temo pelo meu futuro. Vivo com a sensação de que todos os anos a minha casa está se tornando um local mais hostil”, disse Catarina Mota, de 20 anos, que vive em Leiria. Se o processo for admitido pela Corte europeia, abrirá um precedente importante para novos casos de litigância climática com base em violação de Direitos Humanos na Europa. Climate Home e The Guardian abordaram esse processo.

Já no México, um grupo de 15 jovens será ouvido nos próximos dias pela Justiça em uma ação movida contra o governo. No processo, os jovens questionam a administração de Andrés Manuel López Obrador por não ter estabelecido regulamentações e políticas públicas mais claras derivadas da Lei Geral de Mudanças Climáticas vigente no país.

A ação é o 1º caso de litigância climática no México e acontece dias depois da demissão do ministro do meio ambiente do país. A saída de Victor Manuel Toledo do governo ocorreu após o vazamento de uma conversa em que ele criticava o uso do herbicida glifosato no país – algo que o presidente se comprometeu a proibir, mas que ainda não o fez.

Obrador tem sido uma figura ambígua em matéria ambiental. Ao mesmo tempo em que acena para compromissos mais ambiciosos contra a mudança do clima, o presidente mexicano tem dado mais atenção às estatais de energia fóssil do país, com novos investimentos em refinarias de petróleo. Recentemente, Obrador também atacou grupos ambientalistas do México, acusando-os de receberem dinheiro estrangeiro para se opor à construção de uma polêmica ferrovia na península do Yucatán.

 

ClimaInfo, 4 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar