Petroleira diz que pico de demanda global por combustíveis fósseis pode ter ficado para trás

demanda petróleo

Uma das principais companhias de petróleo do mundo, a BP, estima que a demanda global por petróleo pode estar se aproximando de um cenário de queda inexorável nos próximos anos, decorrente dos efeitos da pandemia e das restrições crescente ao uso de combustível fóssil. Em sua previsão anual de energia, publicada ontem (14/9), a empresa simulou três cenários para a transição mundial para uma economia de baixo carbono e energia limpa, sendo que todos especulam uma queda na demanda fóssil nos próximos 30 anos.

No caso business as usual, considerando que a ação dos governos, o avanço tecnológico e as preferências sociais evoluam de forma similar àquela observada no passado recente, a demanda por petróleo deve atingir seu pico na 1ª metade dos anos 2020. Já nos outros dois cenários, com ações mais agressivas para mitigação, apontam que o pico de consumo teria acontecido em 2019, o que significa que a demanda cairia de agora em diante.

Para o CEO da BP, Bernard Looney, as conclusões do relatório são capitais para entender o futuro do setor energético e como a companhia pode evoluir dentro desse novo cenário que emerge.

Financial Times, Reuters e The Guardian destacaram os principais pontos do relatório da BP.

 

ClimaInfo, 15 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)