Suécia inaugura 1ª siderúrgica a base de hidrogênio do mundo

17 de setembro de 2020

A 1ª planta siderúrgica alimentada exclusivamente por hidrogênio foi inaugurada no começo do mês na Suécia. Fruto de uma parceria entre a fabricante de aço SSAB, a mineradora LKAB e a energética Vattenfall, a fábrica HYBRIT (Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology) é uma aposta importante do setor siderúrgico no desenvolvimento de uma solução energética alternativa ao coque de carvão, tradicionalmente utilizado na produção de aço à base de minério.

Por ora, essa fábrica não produzirá aço para comercialização, operando somente para testes. No entanto, a SSAB pretende oferecer o primeiro aço livre de carbono ao mercado até 2026. A indústria do aço é responsável por cerca de 5% a 8% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, bem como por cerca de 10% a 15% da demanda global de carvão.

A Forbes também escreveu sobre a notícia.

 

ClimaInfo, 16 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar