A indústria petroleira e a promoção do mito do “plástico reciclável”

plástico

Por décadas, a indústria do petróleo vendeu a consumidores a ideia de que a reciclagem do plástico era viável e barata. No entanto, nos bastidores, executivos e pesquisadores associados a essas empresas sabiam que isso era uma mentira e gastaram milhões de dólares para garantir que o público não descobrisse essa farsa.

Nos EUA, a NPR e a PBS Frontline passaram meses vasculhando documentos internos e entrevistando ex-funcionário, que revelaram a estratégia de desinformação empreendida pelo setor nos EUA, o que envolveu ações publicitárias, campanhas educacionais e lobby intenso com governos. O resultado disso tudo foi um lucro de bilhões de dólares ao custo do despejo de milhões de toneladas de plástico novo no mercado, sob a justificativa de que esse material poderia ser reciclado.

Em tempo: Outro exemplo de desinformação foi revelado neste mês pelo The New York Times: por meses, lobistas de petroleiras pressionaram o governo dos EUA para derrubar regras que restringiam o vazamento de metano decorrente da exploração de petróleo, sob o argumento de que as empresas tinham condições de conter essas emissões sem precisar atender a regulamentos rígidos por parte do governo. No entanto, em particular, esses executivos falavam o contrário: gravações indicam que alguns deles temiam os efeitos da queima excessiva de gás natural para a imagem pública do combustível, que vem sendo vendido ao público como uma “energia de transição” mais limpa que o petróleo e o carvão.

 

ClimaInfo, 21 de setembro 2020.

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